Results for 'Pua O. Eleili Kelsi Pinto'

990 found
Order:
  1. A liberdade em Graciliano Ramos: uma iniciação à antropologia e à ética.João Pereira Pinto - 2001 - Contagem, MG: Santa Clara.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  7
    Estética naturalista: estudos críticos.Júlio Lourenço Pinto - 1996 - [Lisbon]: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
  3.  5
    O parricídio em totem E tabu: Uma análise acerca da gênese do conceito de pulsão de morte.Maria Vilela Pinto Nakasu - 2005 - Revista de Filosofia Aurora 17 (20):137.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. O direito à cidade na perspectiva do uso do solo E do equipamento social.Antônio Gurgel Pinto Junior & Krysna Maria Medeiros Paiva - 2015 - Revista Fides 6 (1).
    O DIREITO À CIDADE NA PERSPECTIVA DO USO DO SOLO E DO EQUIPAMENTO SOCIAL.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  16
    Case Study: Don't Let My Baby Be like Me.A. G. M. Campbell, Clara Pinto Correia, Hiroko Kawashima & Ebun O. Ekunwe - 1988 - Hastings Center Report 18 (4):25.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  22
    Niños errantes: la cámara como prisión o como puerta de salida en Largo viaje de Patricio Kaulen.Catalina Donoso Pinto - 2012 - Aisthesis 52:31-50.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  16
    O conceito de escritura em Derrida e a gramatologia da sua época.Moysés Pinto Neto - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (2):308-329.
    O texto busca explorar a relação entre Da Gramatologia, de Jacques Derrida, e a ciência da sua época. Ele parte de três importantes obras lidas e citadas por Derrida como fontes da sua pesquisa em torno à escritura, Madeleine V-David, André Leroi-Gourhan e a compilação de um Colloque, para explicar o papel da escritura em si mesma no pensamento de Derrida enquanto um sinal do seu materialismo. Paratanto, em contraste com o uso ordinário do termo “escritura”, busca compreendê-la metonimicamente como (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    O cérebro imanente.Moysés Pinto Neto - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e40662.
    O artigo pretende apresentar a neurofilosofia de Catherine Malabou em alguns dos seus principais eixos. Para tanto, após dividir a obra da filósofa em quatro segmentos, dirige-se aos estudos sobre o cérebro que investigam as questões epistemológicas e políticas que as neurociências colocam para as humanidades. A investigação se dá em três momentos: a) Que fazer do nosso cérebro?, que propõe superar o dualismo como modelo da resistência às neurociências e incorporar a biologia no altermundismo; b) os textos que criticam (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    Universidade, Formação e Missão - O Movimento dos Grupos de Oração Universitários Carismáticos.Carlos Eduardo Pinto Procópio - 2009 - Horizonte 7 (14):200.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    Por uma história e método da recepção filosófica da psicanálise: esboço de um programa de pesquisa.Weiny César Freitas Pinto - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (58).
    O artigo apresenta um esboço de programa de pesquisa sobre a recepção filosófica da psicanálise, baseado em uma dupla proposta: 1) a formulação de uma história dessa recepção, 2) a possibilidade de extrair dessa história, um método. A argumentação se desenvolve em duas direções: i) na caracterização geral das maiores tradições de recepção filosófica da psicanálise — as tradições alemã, anglo-saxã e francesa —, seguida da análise específica dos trabalhos da filosofia brasileira da psicanálise e do freudismo filosófico francês; ii) (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11. O debate entre cultura e metapsicologia na obra freudiana.Maria Vilela Pinto Nakasu - 2003 - Princípios 10 (13):23-39.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  18
    Diálogos possíveis entre o pluralismo epistemológico de Paul Feyerabend e a educação científica.André Luiz Pinto & Nestor Cortez Saavedra Filho - 2024 - Filosofia E Educação 14 (3):91-118.
    A questão dos letramentos e da inovação demonstram-se fundamentais em períodos históricos como o atual, onde as práticas de ensino-aprendizagem tornam-se cada vez mais complexas, que requerem novas abordagens teóricas para compreendermos possibilidades alternativas de ensino. Tendo estas questões em mente, este artigo visa indicar relações possíveis entre o antifundacionismo, o pensamento de Paul Feyerabend e os letramentos científicos. Em um primeiro momento indicaremos questões relativas ao antifundacionismo, e em seguida verificaremos como tal questão se efetiva no pensamento de Feyerabend. (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  14
    O problema da experiência em Descartes.J. A. Pinto Ferreira - 1955 - Revista Portuguesa de Filosofia 11 (3/4):256 - 261.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  23
    Reflexões sobre a educação em Espinosa: a experiência do encontro como segundo nascimento.Alessandra Buonavoglia Costa-Pinto & Lisete Rodrigues - 2013 - Filosofia E Educação 5 (1):111-129.
    Espinosa nunca explicitou uma teoria sobre educação. Contudo, a leitura da sua obra dá-nos pistas para pensar a educação. A via para o conhecimento, que implica a interação de aspectos cognitivos e afetivos, dá-se como encontro daquele que se conhece com o conhecido, resultando no verdadeiro conhecimento, o qual é indissociável da felicidade suprema e do aumento de potência. O ignorante e o sábio são duas figuras extremas do devir-ético enquanto possibilidade de transformação inerente à existência humana, permitindo-nos refletir sobre (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  19
    A superação intuitiva da metafísica: o kantismo de Bergson.Camille Riquier & Débora Cristina Morato Pinto - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):217-242.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  38
    O conceito de tecnologia.Alvaro Vieira Pinto - 2005 - Rio de Janeiro: Contraponto.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  17.  12
    Que o sonhar bem nem mesmo morrendo se perde.Ana Raquel Rodrigues Loio Pinto - 2024 - Revista Filosófica de Coimbra 33 (65):9-20.
    María Zambrano efetua uma abordagem do sonho enquanto fenómeno que acontece não apenas no sono, mas também na vigília. Um sonho decifrado, em termos da compreensão do fenómeno, é um sonho criador, um sonhar bem, um estado que toca a eternidade por transcender o tempo. Num momento da sua vida, Zambrano observava silenciosamente as ruínas do Fórum Romano e decifrou o sonho, compreendendo subitamente como as ruínas metaforizavam o humano. O ser humano é aquele que procura edificar os seus sonhos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  23
    Bolsonarismo: ideologia, psicologia, política e temas afins.Rubens Pinto Lyra - 2021 - João Pessoa: Editora do CCTA.
    O Professor Rubens Pinto Lyra oferece nesse livro um conjunto de reflexões que abarcam temas complexos da ciência política, indo desde questões tratadas em nível teórico mais abstrato, como as ideologias e o conceito de bloco histórico... também analisa as transformações políticas em nossa época, como a emergência de uma extrema-direita proto-fascista, em nível interno (bolsonarismo) e mundial. E, ainda a relação entre religião e política"--Front flap.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  21
    A doutrina social da Igreja Católica e os fundamentos do Serviço Social: o curso de Serviço Social da PUC Minas.Jefferson Pinto Batista - 2015 - Horizonte 13 (40):2315-2316.
    Thesis summary BATISTA, Jefferson Pinto.The social doctrine of the Catholic Church and the foundations of social work: the graduation course of Social Work at PUC Minas.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Retractacão de António Cordeiro.Manuel Pinto Ferreira de Sousa - 1967 - Paredes, Portugal,:
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  12
    O Kenkon Bensetsu ea recepçao da cosmologia ocidental no Japao do sec. XVII.Jm Pinto Dos Santos & H. Leitao - 1998 - Revista Portuguesa de Filosofia 54 (2):285-318.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  17
    O Kenkon Bensetsu e a recepção da cosmologia ocidental no Japão do séc. XVII.Henrique Leitão & José Miguel Pinto Dos Santos - 1998 - Revista Portuguesa de Filosofia 54 (2):285 - 318.
    O Kenkon bensetsu (Tratado e Crítica sobre a Terra e os Céus) é a primeira exposição sistemática sobre os princípios astronómicos e cosmológicos ocidentais que se encontra vertida para japonês. Este texto, composto no Japão por volta de 1650, pelo ex-jesuíta Cristovão Ferreira. consiste na versão japonesa de um Tratado de Esfera ocidental. com abundantes comentários e críticas por um erudito confucionista. No Kenkon bensetsu temos. assim, a circunstância rara de poder analisar, lado a lado, alguns conceitos fundamentais do pensamento (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  30
    O Lado B da filosofia antiga.Rodrigo Pinto de Brito & Carol Martins da Rocha - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 27:02701-02701.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  7
    O poder E o político na teoria dos Campos.Céli Regina Jardim Pinto - 1996 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 41 (162):221-227.
    O presente texto não pretende ser um artigo analítico sobre Bourdieu mas um ensaio escrito da perspectiva de uma cientista política sobre as possibilidades abertas pela teoria desenvolvida pelo sociólogo francês para o estudo dos fenômenos da política. Com este propósito trabalharei com as noções de campo e capitais.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  13
    O Voluntário e o Involuntário na Atenção segundo a Fenomenologia da Vontade de Ricoeur.Ana Raquel Rodrigues Loio Pinto - 2020 - Revista Filosófica de Coimbra 29 (58):303-320.
    Paul Ricoeur considera o caráter voluntário e involuntário da essência da atenção: a duração. Alongando a fenomenologia da vontade à seletividade da atenção, é percetível um atender involuntário, pela factualidade de um corpo e pela existência de motivos subjacentes que motivam o querer, e um voluntário na decisão de atender. Ricoeur identifica um não-ser específico da vontade, aproximando-se da ontologia a partir deste não-ser. Sem extrair a essência do conceito de atenção, também a atenção apresenta um estatuto ontológico, sendo compreendida (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  2
    Uma leitura arendtiana sobre ação política e amor mundi no espaço público.João Victor Pinto Gonçalo de Souza, Rebeka Cristina Rosa Borges & Rita de Cássia Souza Tabosa Freitas - 2024 - Controvérsia 20 (1):80-91.
    O presente artigo busca traçar um estudo político-filosófico e se dedica a articular as nuances do conceito arendtiano de ação, sobre o entendimento do agir humano dentro do espaço público. Observar as nuances e a imprevisibilidade pela qual a ação humana é expressa frente à convivência entre iguais e diferentes no espaço público é enxergar a forma com a qual as singularidades humanas e o fenômeno da revelação das identidades se tornam evidentes. Dessa maneira, o objetivo geral do presente trabalho (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  26
    O Neopirronismo, os problemas filosóficos e o pragmatismo.Paulo Roberto Margutti Pinto - 1999 - Principia: An International Journal of Epistemology 3 (2):307-340.
    In his interesting, original and well organized paper "O Ceticismo Pirrônico e os Problemas Filosóficos" Oswaldo Porchat Pereira reinterprets ancient Pyrrhonism and claims a new domain for the philosophical activity, namely the "phenomenic" one. The present text examines this doctrine in order to unravel not only the similarities between the Porchatian approach and contemporary pragmatism, but also some of the main difficulties connected with that reinterpretarion of Pyrrhonism.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  2
    Repensando o Niilismo e Seus Reflexos Na Educação.Silmara Cristiane Pinto - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 25:224-235.
    Este artigo apresenta um panorama geral acerca do conceito de niilismo no contexto literário e intelectual europeu do século XIX que, inclusive, o consolidou como um dos problemas teóricos mais fundamentais da modernidade. Com base no pensamento de um grande expoente da filosofia alemã, Friedrich Nietzsche, pretende-se explorar a noção de niilismo, tendo vista seus desdobramentos na contemporaneidade, especialmente no contexto da educação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  43
    Rupturas epistemológicas e o discurso sobre Deus. Uma leitura a partir de Michel Foucault. (Epistemological ruptures and discourse about God. A reading from Michel Foucault.) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n18p27. [REVIEW]Flávio Augusto Senra Ribeiro & Helder de Souza Silva Pinto - 2010 - Horizonte 8 (18):27-64.
    O artigo apresenta o resultado da pesquisa que abordou a investigação sobre as rupturas epistemológicas e o discurso sobre Deus na obra As palavras e as coisas , de Michel Foucault. Intitulada como "Deus, as palavras e as coisas", a pesquisa parcialmente apresentada aqui pretende ser uma colaboração para a análise do que se tem identificado como fenômeno do neo-ateísmo, um tema de grande relevância para a Filosofia da Religião nos dias atuais. Para compreendê-lo, apresentam-se, seguindo a perspectiva foucaultiana, os (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  7
    Para Além de Uma Nota Sobre a Pessoa.Pedro Henrique Cristaldo Silva & Weiny César Freitas Pinto - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):27-36.
    O presente artigo pretende resumir e interrogar o conceito de “pessoa” na filosofia de Paul Ricœur (1913-2005) a partir do texto _Note sur la personne _(_Nota sobre a pessoa_). Esse texto foi publicado em 1936 na revista teológica _Le Semeur _(_O Semeador_), um pequeno ensaio no qual Ricœur visa apontar o valor conceitual que a noção de pessoa possui, além de apresentar as características constituintes dessa noção.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. EDITORIAL: Dossiê sobre o Ensino de Sociologia no Brasil.Silvano da Conceição & Danilo Cesar Souza Pinto Cezar Souza Pinto - 2014 - Saberes Em Perspectiva 4 (8):7-10.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    A vida entre desejo e criação: Renaud Barbaras leitor crítico de Bergson.Débora Morato Pinto - 2012 - Cadernos Espinosanos 27:31.
    Apresentamos aqui o entrecruzamento de duas filosofias da vida, a de Renaud Barbaras, tema central desse texto, e a da Henri Bergson, que preside o ponto de vista a partir do qual nos interessamos pela fenomenologia contemporânea. Nosso objetivo é expor, de uma forma geral, como a diferença com Bergson desempenhou papel relevante na constituição da obra de Barbaras. Mais explicitamente, buscamos pontuar as referências do livro Le Désir et la Distance a Bergson e mostrar como as críticas à teoria (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. O complexo conceptual.Candido Costa Pinto - 1946 - Lisboa,:
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  10
    O filósofo errante.Manoel de Sousa Pinto - 2014 - Cadernos Nietzsche 35:151-156.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  15
    O Shemá e a devoção a uma só divindade.Leonardo Pessoa da Silva Pinto - forthcoming - Horizonte:20-42.
    This paper discusses the original meaning of the Shema in the book of Deuteronomy. The central question for this study is whether the Shema constituted a confession of monotheistic faith from the beginning or if this role of the Shema is a consequence of a reinterpretation of the biblical text, due to its reception in later culture and literature. The study focuses initially on the linguistic analysis of Deut 6:4, and then proceeds to the reading of the co-text of the (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Autonomia em Kant: pela crítica da crítica científica.Daniel Pinto Serrao & Ramiro Délio Borges de Meneses - 2010 - Revista de Filosofía (Madrid) 35:7-19.
    Neste texto pretende-se sintetizar os fundamentos a priori do principio da autonomia de Kant, decifrando o seu sentido e valor gnoseologicos desde a Critica da Razao Pratica ate aos Fundamentos da Metafisica dos Costumes.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  47
    Entre o niilismo e a legitimidade do espaço simbólico: diálogo com Schmitt, Heidegger e Blumenberg (Between nihilism and the legitimacy of symbolic space: dialogue with Schmitt, Heidegger and Blumenberg). DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n33p183. [REVIEW]Victor de Oliveira Pinto Coelho - 2014 - Horizonte 12 (33):183-210.
    O artigo pretende expor uma visão crítica sobre a teoria da secularização defendida por Carl Schmitt e sobre a reflexão de Martin Heidegger a respeito da metafísica do sujeito. Mais precisamente, nosso foco recai criticamente sobre a equivalência entre niilismo e autolegislação humana presente na obra de ambos os autores. Nosso objetivo é apreender tais formulações em duas dimensões imbricadas: uma delas, teórico-filosófica, e a outra, histórica. Em seguida, buscamos colocá-las em perspectiva crítica tendo em vista especialmente a reflexão desenvolvida (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  8
    Sobre Os Limites e Alcances da Interpretação: Reflexões a Partir de Heidegger, Husserl e Wittgenstein.Luciana de Souza Gracioso & Lourival Pereira Pinto - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):90-107.
    O plano ampliado e reconfigurado dos fluxos de informação na contemporaneidade sugerem novas condições para que a ação da leitura e da interpretação possa ser estabelecida. Com o objetivo de refletir sobre as implicações que fazem parte destas ações desenvolvemos um exame dialético parcial sobre três obras - Ser e Tempo, de M. Heidegger, Investigações Lógicas, Sexta Investigação: Elementos de uma Elucidação Fenomenológica do Conhecimento, de E. Husserl, e Investigações Filosóficas, de L. Wittgenstein - que, embora não tenham tido o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Elucidação, Ostensão, Acquaintance: como Ler o Aforismo 3.263 do Tractatus.João Lucas Pinto - 2023 - Analytica. Revista de Filosofia 25 (2):164-178.
    O aforismo 3.263 do Tractatus de Wittgenstein parece enunciar um paradoxo: para elucidar o significado de um nome, pode-se recorrer a uma proposição que inclua este nome; mas uma tal proposição só será compreendida se já for conhecido o significado daquele nome. Neste artigo, pretendemos cumprir duas tarefas: (1) avaliar criticamente duas interpretações daquele aforismo (as de Hacker e Ishiguro), levando em consideração os eventuais papéis cumpridos na elucidação de um nome pela ostensão e pelo conhecimento sensível (acquaintance) do objeto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    Experiência, percepção e affordances: o jornalismo em smartphones no contexto brasileiro.Telma Sueli Pinto Johnson - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (2):46-65.
    Este artigo apresenta um mapeamento sobre estágios e variações em formatos e conteúdos de websites jornalísticos em interfaces móveis. Examinou-se estruturas e modelos de navegação, bem como design, linguagem e relação espacial, do ponto de vista da experiência do usuário, em 10 home pages de jornais impressos brasileiros publicados em versões para smartphones, entre novembro de 2014 e março de 2015. A partir de noções de experiência, percepção e affordances em tempos de convergência midiática, combinou-se recursos metodológicos qualiquantitativos, envolvendo testes (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41. Introdução ao Tractatus logico-philosophicus de Ludwig Wittgenstein.António Vaz Pinto - 1982 - Braga: Publicações da Faculdade de Filosofia.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  2
    Se não foi Deus-- quem foi?José Lemos Pinto - 2010 - Lisboa: Chiado Editora.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  19
    The intuitive overcoming of metaphysics: Bergson’s Kantianism.Camille Riquier & Débora Cristina Morato Pinto - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):217-242.
    Resumo: O texto aqui apresentado analisa aspectos relevantes da complexa relação que Bergson estabelece com Kant. Defende-se a hipótese de que Bergson não pode ser considerado mero adversário do filósofo alemão, mas seu projeto filosófico tem como objetivo retomar a metafísica, levando em consideração os limites que a crítica kantiana lhe impôs. Nesse sentido, a Crítica da Razão Pura, à qual Bergson dedicou sua atenção, serve de guia e apoio para a colocação das questões propriamente metafísicas, as quais a filosofia (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    Martins Sarmento Society Library.Fernando Pinto dos Santos - 2006 - Cultura:137-150.
    Quantas vezes nos deslocamos para tão longe, à procura dos segredos da nossa história local, quando temos bem próximo de nós a resposta, se não na totalidade, pelo menos de forma par­cial. É isso que pretendemos mostrar neste artigo sobre a Sociedade Martins Sarmento, enquan­to espaço privado de leitura pública, marco que deixou marcas na história local de Guimarães e que, rapidamente,conseguiu que o seu reconhecimento ultrapassasse fronteiras. Porque surgiu? Como surgiu? São perguntas a que este artigo pretende dar resposta.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  12
    Agravos Do Negacionismo Na Educação Escolar.Patrícia Ribeiro Feitosa Lima, Nilson Vieira Pinto, Raul Aragão Martins & Rogério Parentoni Martins - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):92-104.
    No presente ensaio, discute-se o impacto do negacionismo na Educação escolar. Essa ideologia é baseada em falsos argumentos, cujos protagonistas negam evidências cientificamente comprovadas, como forma de fortalecer seus anseios pelo poder. A narrativa negacionista atinge pessoas que aceitam acriticamente e replicam esses argumentos como se fossem verdades absolutas. Um dos resultados da disseminação e aceitação dessa ideologia é o estímulo a ações extremistas, como vimos acontecer recentemente no Brasil. A negação fomenta intencionalmente os analfabetismos histórico, social e científico. As (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. Divergência dos Pais quanto à antecipação do parto de feto anencéfalo: O conflito entre O poder familiar E os direitos fundamentais da mulher.Maria Luísa Emerenciano Pinto - 2016 - Revista Fides 7 (2).
    DIVERGÊNCIA DOS PAIS QUANTO À ANTECIPAÇÃO DO PARTO DE FETO ANENCÉFALO: O CONFLITO ENTRE O PODER FAMILIAR E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DA MULHER.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. O que é mais importante para uma democracia : constituição ou instituições?, a resposta de Unger.Carlos Sávio Teixeira & Vitor Pinto Chaves - 2019 - In Carlos Sávio G. Teixeira (ed.), Rebeldia imaginada: instituições e alternativas no pensamento de Roberto Mangabeira Unger. [São Paulo, SP]: Autonomia Literária.
  48.  6
    Para Uma Compreensão Do Retorno Do Religioso a Partir da Teoria Marxiana Do Estranhamento.Renato Almeida de Oliveira & Antônia Juliete Pereira Pinto - forthcoming - Revista Dialectus.
    O presente texto objetiva investigar o retorno do fenômeno religioso por meio da teoria de Karl Marx sobre o estranhamento, em obras como A questão Judaica, Crítica da filosofia do direito de Hegel – Introdução, Manuscritos Econômicos-filosóficos e a Ideologia Alemã, obras nas quais Marx discute as condições materiais de existência para explicar a sociedade moderna (a política, a religião etc.), o que possibilita uma discussão sobre as estruturas concretas e sociais do sistema capitalista. Essas análises permitem entender como a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. O agir do professor e suas reflexões sobre o ensino da resenha crítica.Gabriela de Paiva Gomes Albuquerque & Abuêndia Padilha Pinto - 2012 - In Maria José de Matos Luna & Vera Moura (eds.), Língua e literatura: perspectivas teórico-práticas. Recife: Editora Universitária UFPE.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  2
    João B. Ventura, Bibliotecas e Esfera Pública, Oeiras, Celta, 2002.Fernando Pinto dos Santos - 2005 - Cultura:375-376.
    No livro de J. B. Ventura, há algumas ideias que nos parece da maior importância reter. Em primeiro lugar, a de que se alguns aspectos podem ser discutidos na sociedade e discutíveis por ela, outros há que apresentam um carácter paradoxal e indiscutivelmente marginal, no sen­tido de se encontrarem à margem de qualquer reflexão teórica sobre o papel que desempenham na sociedade. É o que acontece relativamente às bibliotecas. Recolhendo, organizando e media­tizando o acesso à informação e a nov...
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 990